sábado, 29 de maio de 2021

Sermão 01 - Erguendo muros espirituais para vivermos um pleno avivamento

 Mensagem vigília - IELA - 29/05/2021

Vídeo

Tema: Erguendo muros espirituais para vivermos um pleno avivamento 




Texto do tema: Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se. Provérbios 25:28 - NVI

Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio. - Provérbios 25:28 (Biblia Almeida e Atualizada)

Como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito. Provérbios 25:28 ((Biblia Almeida revista e corrigida)


Texto base: E eles me responderam: "Aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província, passam por grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo". Neemias 1:3 (NVI)

E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. Neemias 1:4



INTRODUÇÃO


I - Importância dos muros levantados na cidade. 


Nos tempos antigos os muros eram importantes para uma cidade. Eles representavam proteção, segurança e quando uma cidade era atacada, seus muros derrubados e seu templo destruído, representava para aquele povo: Vergonha, humilhação, perigo e Calamidade.

Era este o contexto de Jerusalém por volta do ano 444 AC, quando Neemias é chamado por Deus para reconstruir a cidade. O Nome de Neemias significa "Consolador, aquele que consola", ele recebeu de Deus a missão de ser um consolador. 


Reflexão: Será que nós, neste contexto de crise e pandemia, será que fomos chamados para levar o consolo do Senhor neste tempo de sofrimento?


Se não fizermos isso, ficaremos em perigo, pois poderemos ser contagiados por este contexto de luto e tristeza e "ficaremos em escombros" como estava a cidade de Jerusalém, seu povo levado cativo, o povo desanimado e sem perspectivas. Mas em momentos assim, Deus levanta um Neemias!


II - Importância do Preparo


Pensando neste desafio como está a nossa vida espiritual? Para sermos capazes de reconstruir algo que está em ruínas precisamos que os nossos muros espirituais internos estejam alicerçados. Neemias usou sua empatia, ele se sensibilizou pelo seu povo, fez perguntas sobre como estava a cidade; Ele orou, jejuou, buscou a Deus e Deus foi movendo situações para que fosse possível realizar aquela obra. 


III - O que impede de vivermos este preparo e termos nossos muros espirituais erguidos?


a) O principal impedimento para erguermos os nossos muros e nos entregarmos neste processo de preparo é o Pecado.


"Vejam! O braço do Senhor não está tão curto que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo que não possa ouvir. Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá" (Isaías 59:1,2).


Vemos neste texto que o pecado nos afasta e temos dificuldade de ouvir a instrução de Deus. 


b) Outro impedimento é a dependência de terceiros, a dependência exagerada, onde não experimentamos o que Deus quer fazer em nós;

c) Falta de gestão do Tempo - Aprendemos em Eclesiastes 3 que: "Há tempo para todo propósito debaixo dos céus" e devemos dedicar tempo para vivermos o sobrenatural de Deus através do relacionamento. Esta boa gestão do tempo trará a disciplina necessária para desenvolvermos as habilidades espirituais. Através destas habilidades deixaremos de ficar fragilizados como o povo de Israel que ficou mais de 100 anos fracos sem conseguir reeguer a cidade. Aqueles muros ficaram derrubados por muito tempo. Não podemos nos conformar, mesmo que o quadro seja ruim, Deus quer nos levantar para que possamos conduzir esta restauração. 


Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.   1 Coríntios 15:58


No verso acima, o Senhor nos instrui a sermos constantes, firmes e abundantes. E sabemos que isto não está em nós, pois nossa força vem do SENHOR! 


O Senhor é a força do seu povo; também é a força salvadora do seu ungido. (Salmos 28:8) e podemos nos revestir da armadura de Deus (Efésios 6). 


No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Efésios 6:10,11


IV - Alicerces Internos Preparados, estamos prontos para reerguer os muros


Vivemos os pontos anteriores, começamos a desenvolver e experimentar estes hábitos, com oração, com busca, com instrução e Deus começa a mover as circunstâncias à nossa volta, começamos a experimentar uma outra dimensão em Deus. Ficamos mais sensíveis à voz de Deus, à sua presença, começamos a nos sentir avivados e O Senhor confirma a missão dele em nós. 


Neemias teve clareza da missão. Ele estava em uma boa posição. Copeiro do Rei, estava em um palácio em Susã, mas O Senhor trouxe clareza da sua missão, ele diagnosticou o problema, mobilizou pessoas, foi sensível. Ele sabia o que fazer. 


Reflexão: Você tem clareza da missão que Deus quer que você faça?


V - Os resultados na vida de quem tem seus muros erguidos fundamentais para o Avivamento que precisamos


1. Influencio como Jesus. 

2. Experiências muito especiais com Deus

3. Pessoas querem o que está em vc, conexões com propósito 

4. Transformação através do avivamento 


Neemias experimentou estes resultados. Neemias foi copeiro de Artaxerxes e governador de Jerusalém. Foi o reconstrutor da cidade de Davi, a cidade que passou mais de um século debaixo de escombros. Ele levantou os muros da cidade em apenas cinquenta e dois dias, apesar da escassez de recursos, do desânimo do povo e dos constantes ataques do inimigo. 


Podemos viver isso? Podemos influenciar nossa nação? Aplicar a regra 80/20, mudando a nossa realidade como igreja e povo de Deus?! Em neemias 13, ele não negociou, procurou a santidade de Deus. 


Para vivermos um avivamento, precisamos ser como Neemias. Se o avivamento pode ser entendido do hebraico como uma ação intensiva e ativa de Deus em nós, cujo termo presente mais de 250 vezes no AT, que traz na história de cada um desses avivamentos, seja dentro ou fora da Bíblia, lemos que Deus purifica, livra do mal e do pecado, tira a escória e as coisas que estavam impedindo o progresso da causa. Como lemos na oração de Davi:


"Porventura, não tornarás a vivificar-nos (3), para que em ti se regozije o teu povo?" (Sl 85.6), e da clássica oração do profeta Habacuque: "Tenho ouvido, ó Senhor, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia" (Hc 3.2).


Conclusão


Aprendemos muito sobre as benefícios dos muros erguidos através da história de Neemias e podemos aplicar em nossa vida estes resultados;


1. Influencio como Jesus. 

2. Experiências muito especiais com Deus

3. Pessoas querem o que está em vc, conexões com propósito 

4. Transformação através do avivamento 


Neste tempo de oração e jejum, quando oramos, nos arrependemos, temos a vida de Deus em nós de volta e temos nossa vida espiritual reerguida, fortalecida. 

Experimentamos a proteção e a segurança no Senhor (Salmos 125).

Experimentamos a Presença de Deus.

Vivemos a santidade de Deus e o concerto começa a influenciar várias esferas da sociedade. O abandono ao pecado é natural, há constrangimento como quando Jonathan Edwards no sermão Pecadores nas Mãos de um Deus irado. (Livro Heróis da Fé)


Podemos viver isso! Como estão os seus Muros? Que tal reergue-los para experimentar um pleno avivamento?


Deus abençoe você em Nome de Jesus,


João Alves é Cristão, Professor, Engenheiro e Teólogo. Acima de tudo um servo. Esta mensagem foi ministrada na IELA - Igreja Louvor e adoração no culto da vigília em 29/05/2021 - São Paulo, zona norte!

@projoaoalves tem o canal no youtube: Estudando Teologia Hoje!



---

Fontes:


http://www.monergismo.com/textos/avivamento/avivamento_padrao.htm

https://www.bibliaonline.com.br/

http://hernandesdiaslopes.com.br/neemias-um-lider-que-mudou-a-historia-de-uma-nacao/comment-page-1/

As marcas de um consolador - Pr Hernandes Dias Lopes - https://www.youtube.com/watch?v=EIQi6lxLI7g&t=1045s - Mensagem Hernandes Dias Lopes (Conexto Histórico do Cativeiro babilônico e o livro de Neemias)

https://www.livrariasfamiliacrista.com.br/livro-herois-da-fe.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDO - UMA VIDA COM DEUS NÃO CONTÉM SOMENTE PROMESSAS SOBRETUDO COMPROMISSO

  “UMA VIDA COM DEUS NÃO CONTÉM SOMENTE PROMESSAS SOBRETUDO COMPROMISSO” 20/07/22 – Elaborado por: João Alves Baixar o estudo OBJETIVO: Ati...